Mídias Sociais

    Redes Sociais

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O CHOCOLATE É UM ALIMENTO PARA GORDO OU UM ALIMENTO FITNESS?

 
Abóboras no Halloween, Papai Noel no natal, corações no dia dos namorados, e o coelhinho na Páscoa: Estes símbolos festivos, todos têm um ponto em comum, ou mais precisamente um sabor em comum, CHOCOLATE! Eu não consigo pensar em nenhum outro alimento que está associado com o maior número de eventos especiais e celebrações do que o chocolate. Ele vem em todas as formas, é servido pelo mundo todo, e também tem como alvo alguns dos desejos humanos mais fundamentais. Gordura? Confira. Carboidratos açucarados? Confira. Energia? Bônus!

Quando crianças, a regra de ouro quando se trata de chocolate era euforia antes de hesitação. Como adultos o inverso é o caso mais frequente. Isso porque os níveis de calorias dos chocolates, açúcar e gordura têm garantido a sua posição em direção ao topo dos "alimentos para evitar" e listas "ocasiões especiais somente". Essa noção foi reforçada por inúmeros esquemas alimentares que são mais ou menos construídas em torno do velho ditado: "Se o gosto é bom,  deve ser ruim para você. E se o gosto é incrível, deve ser ainda pior."

No entanto, nos últimos anos, algumas pesquisas surpreendente revelou que o chocolate ou pelo menos o seu ingrediente base, cacau , pode funcionar para você , e não contra , quando se trata de alcançar um corpo em forma , mais saudável. Os nutrientes poderosos neste simples cacau podem ajudar a limitar o armazenamento de gordura no corpo, além de proporcionar humor, melhora na circulação, e benefícios de proteção celular. E esses são apenas os benefícios que conhecemos.

O tempo chegou para nós pararmos de reclamar do chocolate! Vamos repensar sobre sua pecaminosidade de renome e explorar as maneiras que você pode se desfrutar sem culpa.

O alimento dos deuses
Muito antes do velho noel e suas renas , os maias e os astecas governaram as Américas. A reverência que essas civilizações tinham para o chocolate foi a um nível que pode parecer extremo, mesmo para os chocólatras ardentes de hoje.

Os astecas usavam o que chamou de "alimento dos deuses "  como moeda, e também foi a base do que seu líder Montezuma chamado de "a bebida divina". Apenas a crosta superior foi permitida provar essa mistura inebriante, que incluiu grãos torrados de cacau, baunilha e pimenta.

Apesar gosto amargo da bebida e gelado, consistente, era uma coisa poderosa. O conquistador espanhol Hernan Cortes observou que  " um copo desta bebida preciosa permite um homem a caminhar por um dia inteiro sem comida."

Os astecas chamavam xocolatl , mas uma vez que poderia ser a primeira bebida esportiva , eu gosto de chamá-lo de " Montezumade ". Não importa o nome que damos, o seu espírito vive no nome científico do cacau, Theobroma cacao , das palavras gregas theo (deus) e broma ( bebida ) .

Cacau foi trazido de volta através do Atlântico no século 16, onde foi adoçado e refinado para combinar gostos europeus . O fascínio e intercontinental de refino e crescente ao longo dos séculos para a indústria de hoje multibilionária de chocolate continuou adoçante.

As maiorias das pessoas riem quando eu digo a eles que o chocolate é uma fruta que cresce em árvores , mas é verdade ! A árvore de cacau cresce em regiões tropicais na América Central e do Sul, como as bacias dos rios Amazonas e Orinoco.


Vagens do fruto do cacau contêm sementes ou " feijão ", que são ricos em nutrientes e gordura. As sementes , quando removida, pode ser moído em pasta de cacau. Torna-se cacau em pó uma vez que diversos níveis de a manteiga de cacau gordos são removidos.

Cacau em pó por conta própria é coisa muito ardente, os flocos de cacau são matérias que começaram a aparecer nas lojas de alimentos saudáveis ​​nos últimos anos. Mas ele ainda vem embalado com notáveis ​​nutrientes-incluindo alguns que você pode sentir a funcionar.

Um deles é a teobromina, um tipo de cafeína responsável por propriedades estimulantes mentais leves, e que também está presente em menor grau, em alguns chás e erva-mate.

Por outro lado, o cacau também contém o triptofano aminoácido essencial, que é um precursor do neurotransmissor serotonina calmante e anandamida, que também é conhecida como a "molécula êxtase" por causa da sua capacidade de promover o relaxamento.


O resultado destes nutrientes é uma energia relaxado por vezes referido como o “zumbido” do cacau. Os pesquisadores foram capazes de mostrar uma melhora do humor claro em estudos de investigação no qual os participantes consumiram um produto de chocolate.

No entanto, muitos desses mesmos participantes do estudo expressaram sentimentos de culpa devido a associação entre chocolate e insalubridade. Esta matança do zumbido é lamentável, porque o cacau começa a fazer muita coisa boa, uma vez que está em seu corpo.

A melhora CARDIOVASCULAR e células de CAMPEÃO!

Uma boa parte da imprensa positiva sobre o chocolate nos últimos anos tem girado em torno de uma classe de nutrientes chamados flavonóides, que contém em espadas. Estes produtos vegetais fascinantes são conhecidos pelos efeitos positivos que eles podem ter sobre a circulação e a saúde cardiovascular.

Em alguns estudos importantes na última década, os flavonóides do cacau têm sido mostrados para apoiar a mecânica do fluxo sanguíneo ideal, bem como a pressão arterial e colesterol em níveis desejaveis.  Um estudo mostrou que em apenas duas semanas após incluir o chocolate preto na dieta aumentou o potencial de fluxo de sangue adicional que pode ser acessado quando necessário. E, como qualquer um que já ouviu falar de "doping sanguíneo" sabe, ter mais sangue para entregar para o músculo durante e após o exercício pode se traduzir em desempenho e recuperação otimizado .

Como isso funciona? Bem, por exemplo, cacau é rico em arginina, o aminoácido que é o precursor imediato do óxido nítrico. E o óxido nítrico, você pode ter ouvido, é um regulador chave do fluxo de sangue que funciona através do aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos que irrigam o tecido do corpo, incluindo o musculo. Chocolate também parece ter uma palavra a dizer em quanto o óxido nítrico é feito e quanto tempo dura em tecido. E, não vamos esquecer que o consumo regular de chocolate preto também foi claramente associado à redução dos níveis de colesterol total e LDL , apesar da gordura saturada que ele contém.


Cacau também é embalado com antioxidantes, incluindo, mas não se limitando aos flavonóides famosos. Os antioxidantes são essenciais para as pessoas com metabolismo acelerado  que queimam mais calorias e, portanto, produzem mais radicais livres em seus corpos.

Pesquisadores da Universidade de Loughborough , no Reino Unido viu isso em ação em 2011, quando eles analisaram os ciclistas que consumiram chocolate amargo regularmente por duas semanas antes de uma extensa corrida. Enquanto o chocolate preto não pareceu aumentar o desempenho, ele fez reduzir marcadores de inflamação durante a recuperação. Outros pesquisadores notaram que algumas semanas de consumo de chocolate preto também melhoraram os marcadores de inflamação em mulheres, não atletas.

Infelizmente, não é claro até que ponto podemos expandir essas conclusões a lesão muscular e recuperação após o treinamento de resistência. Esta é certamente uma importante área de espera para a exploração. Mas os benefícios de saúde totais de cacau são cada vez mais claro.

Chocolate para um magro resulta em um corpo mais saudável?
“À medida que os pontos se acumulam na coluna “pró- choco”, você pode ser tentado a pensar exclusivamente em termos de matemática:” Será que os benefícios globais de comer chocolate superam o custo calórico? “Infelizmente, não há nenhuma maneira simples de responder a essa pergunta, porque os flavonóides fantásticos pode fazer mais do que ajudar o seu coração”. Eles também podem ajudar a mantê-lo esguio.

Um estudo, por exemplo, concluiu que os componentes do cacau pode reduzir a eficiência dos carboidratos e enzimas que digerem gorduras , que poderiam se beneficiar da gestão do peso corporal. Outra pesquisa sugere que os nutrientes do cacau também pode funcionar a nível genético, reduzindo a atividade dos genes que produzem proteínas que aumentam o acumulo de gordura.

Curiosamente, no estudo de ciclismo mencionado acima, os pesquisadores também observaram que os níveis de ácidos graxos no sangue aumentado durante o ciclismo, o que sugere uma maior liberação de tecido gorduroso. Este é promissor, mas as conexões de cacau e de perda de gordura são outra área que poderia ser mais pesquisada , sem dúvida.

Adquira o seu chocolate!
No caso de você não ter descoberto já, eu acredito firmemente que o chocolate e fitness podem coexistir...com uma ressalva: Os benefícios de saúde de chocolates vêm da parte de cacau, não dos aditivos que as Willy Wonkas do mundo usam para faze-lo mais doce, mais cremoso e, posteriormente, mais leve produto conhecido como cacau. Então, acho que em termos de "cacau", e não "chocolate ".


Em geral, a escolha de produtos superior a 70 % CACAU, que é preto, mas ainda DOCE suficiente para ser apetitoso para muitas pessoas.
Ao escolher chocolate, ler os rótulos. Procurar o mais preto, com o menor teor de gordura, e variedades de açúcar inferior, e em particular, os produtos que exigem claramente a percentagem de cacau.

As maiorias das pessoas acham que não podem comer chocolate preto nas mesmas quantidades como o chocolate ao leite, mas é, no entanto, importante ter em mente que, mesmo que a alta do nível de cacau, você ainda vai ter calorias provenientes de gorduras e carboidratos. O montante é de cerca de 200 calorias por cerca de 45gr, dependendo do fabricante.

No entanto, grande parte desta caloria vai vir naturalmente, vindo do próprio cacau. Um produto de chocolate ao leite contendo aproximadamente o mesmo nível de calorias pode ter o dobro do açúcar ( 24g contra 12g ) de chocolate escuro, e apenas um quarto do teor de fibras.

Portanto, seja seletivo e moderado. Mas não seja cauteloso , porque o chocolate é bom para você.
REFERENCIAS
  1. Hurst WJ, Tarka SM Jr, Powis TG, Valdez F Jr, Hester TR. Cacao usage by the earliest Maya civilization. Nature. 2002 Jul 18; 418(6895): 289-90.
  2. Corti R, Flammer AJ, Hollenberg NK, Lusher TF. Cocoa and cardiovascular health. Circulation. 2009 Mar 17;119(10):1433-41.
  3. Macht M, Dettmer D. Everyday mood and emotions after eating a chocolate bar or an apple.Appetite. 2006 May; 46(3): 332-6.
  4. Macht M, Mueller J. Immediate effects of chocolate on experimentally induced mood states.Appetite. 2007 Nov; 49(3): 667-74.
  5. Radin D, Hayssen G, Walsh J. Effects of intentionally enhanced chocolate on mood. Explore (NY). 2007 Sep-Oct; 3(5): 485-92.
  6. Taubert D, Roesen R, Lehmann C, Jung N, Schömig E.Effects of low habitual cocoa intake on blood pressure and bioactive nitric oxide: a randomized controlled trial. JAMA. 2007 Jul 4; 298(1): 49-60.
  7. Osakabe N. Flavan 3-ols improve metabolic syndrome risk factors: evidence and mechanisms J Clin Biochem Nutr. 2013 May; 52(3): 186-192.
  8. Taubert D, Roesen R, Lehmann C, Jung N, Schömig E. Effects of Low Habitual Cocoa Intake on Blood Pressure and Bioactive Nitric Oxide. A Randomized Controlled Trial. JAMA. 2007; 298: 49-60.
  9. Shiina Y, Funabashi N, Lee K, Murayama T, Nakamura K, Wakatsuki Y, Daimon M, Komuro I. Acute effect of oral flavonoid-rich dark chocolate intake on coronary circulation, as compared with non-flavonoid white chocolate, by transthoracic Doppler echocardiography in healthy adults. Int J Cardiol. 2009 Jan 24; 131(3): 424-9.
  10. Allgrove J, Farrell E, Gleeson M, Williamson G, Cooper K. Regular dark chocolate consumption's reduction of oxidative stress and increase of free-fatty-acid mobilization in response to prolonged cycling. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2011 Apr; 21(2): 113-23.
  11. Di Renzo L, Rizzo M, Sarlo F, Colica C, Iacopino L, Domino E, Sergi D, De Lorenzo L. Effects of dark chocolate in a population of normal weight obese women: a pilot study. Eur Rev Med Pharmacol Sci 2013; 17 (16): 2257-2266.
  12. Farhat G, Drummond S, Fyfe L, Al-Dujaili EA. Dark Chocolate: An obesity paradox or a culprit for weight gain? Phytother Res. 2013 Sep 2; epub ahead of print.
  13. Gu Y, Hurst WJ, Stuart DA, Lambert JD. Inhibition of key digestive enzymes by cocoa extracts and procyanidins. J Agric Food Chem. 2011 May 25; 59(10): 5305-11.
  14. Matsui N, Ito R, Nishimura E, Yoshikawa M, Kato M, Kamei M, Shibata H, Matsumoto I, Abe K, Hashizume S Ingested cocoa can prevent high-fat diet-induced obesity by regulating the expression of genes for fatty acid metabolism. Nutrition. 2005 May; 21(5): 594-601.
  15. Kurlandsky SB, Stote KS. Cardioprotective effects of chocolate and almond consumption in healthy women. Nutr Res. 2006; 26: 509-516.
  16. Tokede OA, Gaziano JM, Djoussé L. Effects of cocoa products/dark chocolate on serum lipids: a meta-analysis. Eur J Clin Nutr . 2011 Aug; 65(8): 879-86.

Comente com o Facebook:

 
© 2013. Design by MonsterStylle - Todos os direitos reservados.