O treinamento resistido com pesos é totalmente seguro para crianças e adolescentes, desde que seja respeitado e controlado nível de maturação biológica, técnica de execução dos movimentos e as variáveis que compõem o treinamento. Alguns profissionais da área de saúde são contrários a musculação por total falta de conhecimento científico. Muitos dizem que a musculação causa impacto sobre as articulações e epífise ósseas e isto traria efeito deletério no que se refere ao crescimento destes indivíduos. A musculação quando orientada e prescrita corretamente não provoca impacto e sim pressão sobre o sistema osteomioarticular. Mesmo que houvesse impacto este não traria prejuízo sobre o
desenvolvimento físico, em especial no que se refere a estatura “altura”, pois vejamos: Em uma aula de Educação Física normal como Vôlei e Basquete sempre que uma criança salta para realizar um saque, uma cortada, um bloqueio ou um rebote e retorna ao solo existe impacto, mas nem por isso estas deixam de crescer normalmente, prova disto são os jogadores de Basquete ou vôlei que iniciam seus treinamento ainda quando crianças e atingem estatura bem acima da média populacional. Embasamento científico:
IDADE
CONSIDERAÇÕES
11 a 13 anos
Ensinamentos das técnicas. Aumento gradual do peso. Introdução de exercícios mais avançados com pouca ou nenhuma carga.
14 a 15 anos
Exercícios de força mais avançados. Enfatizando a técnica. Aumento do volume.
16 anos em diante
Nível inicial de programas para adultos.
A Associação Nacional de Força e Condicionamento, as Sociedades de Medicina Desportiva e a Academia Americana de Pediatria são unânimes em aceitar que as crianças e adolescentes podem se beneficiar com um programa de treinamento de força corretamente prescrito e supervisionado.
Fonte: FLECK, S. J; KRAEMER, W. J. Fundamentos do treinamento muscular,1999.
Comente com o Facebook: